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Como aplicar agile marketing na empresa: o exemplo da Cadaris
Por Agência Cadaris
02/02/2018

Rotina de agência é uma loucura extremamente divertida um desafio diário cheio de projetos, entregas, alterações e prazos. Por isso, aplicamos uma série de princípios que atende ao nosso ritmo: o agile marketing, ou marketing ágil.

Essa metodologia tem sua origem nas empresas de tecnologia e programadores, cansados de processos e metodologias que prologavam o projeto e não auxiliavam na entrega do melhor resultado possível. Assim, nasceu o manifesto do agile marketing (que você pode ler na íntegra, em inglês, aqui).

O primeiro ponto dessa metodologia é o funcionamento das etapas de um projeto. Tradicionalmente, o gerenciamento é linear, ou seja: uma etapa precisa estar finalizada para se iniciar a próxima e assim sucessivamente. No agile marketing não: a etapa anterior não precisa estar concluída para a próxima andar, ou ainda, o produto não precisa estar 100% para ser lançado no mercado.

Num primeiro momento você pode pensar que isso é algo ruim, o projeto não estar 100% pronto e perfeito para estar no ar, mas na verdade isso pode ser positivo, pois pode-se obter o feedback de clientes, opinião de consumidores etc. que levam ao melhor resultado possível.

Mas como aplicar agile marketing na prática?

Existem alguns conceitos como o scrum, kan ban e lean – métodos de gerenciamento de projeto – que ajudam a tornar as etapas mais rápidas e os resultados mais assertivos.

Aqui na agência Cadaris, usamos o método kan ban, que divide as etapas dos projetos visualmente através de cards. Para isso usamos a ferramenta Trello, para gerenciar os processos.

Como aplicar agile marketing usando trello

Como aplicar agile marketing: Aqui na agência usamos o Trello para nos auxiliar!

Nele, temos listas para cada etapa do job, desde o briefing até o relatório. Em cada card, reunimos as equipes responsáveis por aquele trabalho e adicionamos checklist de cada etapa, mantendo todo o trabalho e as pessoas integradas, atualizadas e organizadas – além do mais importante, claro: andando!

Além disso, aplicamos também o Sprint – ciclo de desenvolvimento de cada etapa, com reuniões rápidas de alinhamento. Por exemplo, a etapa de produção de um trabalho envolve sub-etapas como brainstorm, alinhamento de equipe, 1ª versão, apresentação, re-alinhamento de ideias, ajustes, etc. antes do trabalho ir para aprovação de um cliente.

Todos esses conceitos do agile marketing tornaram não apenas mais ágil e organizado nosso trabalho, mas também mais assertivo.

Assim fica mais fácil fazer um bom rock!

Se você quiser saber mais sobre agile marketing e como implementar em sua empresa, recomendamos o texto da nossa parceira Resultados Digitais aqui.

Let’s Agile, Let’s Rock!

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