#Blog

navegue pelos jobs, tags ou busque aqui o que procura ;)

Rodrigo Rezende | Do controle remoto da TV à arte digital
Por Agência Cadaris
06/12/2017

Uma rápida leitura de domingo no Centro Cultural, em São Paulo, me fez deparar com Zapper – uma história em quadrinhos de Angeli – numa coletânea de 10 anos atrás da revista Chiclete com Banana. A HQ, ainda mais velha, traz um personagem que se surpreende com o controle remoto da televisão, tecnologia de ponta que surgia em nossas casas (algumas é verdade) nos anos 1980. Nela, o autor faz uma espécie de sátira, como alguns artistas fazem atualmente com relação do pessoal ‘viciado’ em celular. Daí que subi da biblioteca para o andar de exposições e dei de cara com a arte digital, e fiz conexões muito legais com o gibi.

A exposição Homeostase conta com “manifestações artísticas que usam meios digitais em qualquer parte de seu processo de criação, evidenciando a convergência entre os campos das ciências com arte, cultura e sociedade”. Eis a arte digital.

Vale a pena conferir. Se você não gostar do que tem lá, pelo menos se animará em refletir outras possibilidades. Tenho certeza. Eu refleti. Imaginei formatos e tive ideias. Fiquei pensando no que rolou no mundo do controle remoto de Zapper até aqui e o que ainda está por vir.

Nesta exposição, “dezenas de artistas exploram uma estética peculiar à cultura contemporânea e têm em comum a conectividade, interatividade em redes da informação e a cultura maker. São artistas que, por meio da experimentação das novas ferramentas disponíveis, criam novas linguagens, narrativas e soluções”.

O projeto integra a 3ª edição da bienal internacional The Wrong – New Digital Art Biennale, que mobiliza globalmente milhares de artistas, em 72 pavilhões virtuais e 23 embaixadas, em galerias e instituições.

A entrada é grátis, até 28 de janeiro de 2018. Passe lá no Centro Cultural pra ver!

E vá com tempo, assim você ainda pode visitar a Gibiteca e encontrar algumas raridades para ler lá mesmo e até emprestar para levar pra casa.

Você também pode se interessar por esse post que fala do homem como elemento central no processo de transformação digital. Acesse!

Até 2018!

Veja também:

veja mais

Contato Rápido!

Fechar