compartilhe:
Algum tempo atrás, tivemos uma palestra sobre Gerenciamento do Tempo aqui na agência, feita pela Maristela, diretora da casa. O material foi baseado no método do Stephen Covey, autor do livro “Primeiro o Mais Importante (First Things First)”. Covey fala sobre a quarta geração das teorias de Gerenciamento do Tempo, que tem como paradigma a importância.
O pensamento dele dá um basta na prática de pautar nossas vidas por checklist de afazeres, planejamentos inflexíveis, controle excessivo e prioridades erradas. “É preciso parar de reagir ao que é urgente e entender o que é importante”, afirma.
Segundo o autor, o objetivo do gerenciamento deve ser produzir qualidade de vida.
Explicamos: ao realizarmos o que é importante e conhecermos nossas reais prioridades, promovemos nosso equilíbrio interno (físico, mental, social, etc.) e externo (em relação aos inúmeros papéis que desempenhamos no dia a dia). E com a vida balanceada nos sentimos melhor.
Covey usa como metáfora o relógio, que representa compromissos, agendas, cronogramas, e a bússola, símbolo de direcionamento e visão. “Ao dedicarmos nosso tempo apenas às tarefas urgentes, muitas coisas importantes e não urgentes são negligenciadas, como por exemplo o desenvolvimento profissional, e a partir disso começa a se formar uma lacuna entre o relógio e a bússola, que devem estar sempre no mesmo compasso”.
Vale a pena saber mais sobre o método de Stephen Covey. A gente recomenda!
Veja também:
veja mais