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Maris Harada | Para onde caminha o Marketing Digital – #insight1 (publicidade mobile)
Por Maris Harada
24/09/2017

Há cerca de um mês, entrei numas de me atualizar o quanto fosse possível em marketing digital, inteligência artificial e tudo que envolve essa combinação. Nessa tentativa, destaco os dois dias do #digitalks2017 – um dos eventos de grande relevância do segmento de marketing digital. Os grandes nomes e os maiores players, do Brasil e do mundo, numa discussão muito mais ampla do que o marketing: a vida no ambiente digital. Foram dois dias correndo de um palco para outro, ouvindo keynotes e especialistas. O Edu aqui da Cadaris é testemunha, ele me viu literalmente correndo, rs rs rs. Foram mais de 15 palestras assistidas, quatro paineis de discussão e a maravilhosa roda viva com o Marcelo Tas, sobre cidadania digital. Ganhei autógrafo do prof. Tibúrcio! Mas isso é assunto para outro #insight .

Perdi as contas de quantos #hacks eu aprendi. Um monte de palestrante da área de tecnologia usa #hack como sinônimo de dica, aprendizado. Como para ter os meus próprios #hacks ainda preciso comer muito arroz e feijão, vou começar a compartilhar aqui com vocês o bom e velho #insight.

#insight1 – Corra para investir no mobile

Em sua palestra De onde vem e para onde vai a publicidade, Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive, mostra que estamos saindo DE um modelo publicitário de trabalhar as mídias tradicionais, adaptá-las para o digital e se sobrar verba investir no mobile, PARA uma estratégia de desenvolver conteúdo e investir primeiro no mobile, depois para o resto.

Hoje, o mobile engole todo mundo e isso já está acontecendo, é um caminho sem volta, enquanto houver celular (fazendo referência a IoT)”, diz. “As marcas têm q deixar de fazer campanha para fazer companhia para as pessoas, pois por causa do celular precisam estar presentes na vida do consumidor 24h sem que ele tenha que parar o que está fazendo para consumir o nosso conteúdo”, recomenda. Na sua opinião, ninguém acordou 100% para isso ainda. Ou seja, quem sair na frente…

Nos Estados Unidos, pela primeira vez, o mobile se firmou como o principal destino dos investimentos em mídia digital, respondendo por fatia de 72,6 bilhões de dólares em 2016, ou 51% do total. Enquanto, o segmento como um todo cresceu 22% a propaganda móvel deu um salto de 77% de crescimento. Fonte: IAB | PwC https://www.iab.com/internet-advertising-revenue-first-time-ever-total-digital-ad-spend-hits-landmark-72-5-billion-2016/

No Brasil, o gap ainda é grande. Do total de vendas on-line, apenas 24,6% acontecem em dispositivo móvel, ao passo que o time spent nesta plataforma é de 54% vs 46% do desktop. Fonte: Media Matrix 2017 | comScore. Isso se configura com os dados do Mercado Livre. Por lá, o mobile já representa a maior parte das visitas, segundo Alexandra Mendonça, head of advertising.

A propaganda digital no mobile acompanha esse gap. Estimativa da consultoria eMarketer para 2016 falava em participação de 29,8% do total investido em publicidade.

Porém, ao menos para as vendas on-line, esse cenário deve virar. O mobile cresceu no primeiro semestre deste ano 35,9% em volume (vs 3,9% do total do e-commerce) e 56,2% em valor (vs 7,5%) . O tíquete médio no m-commerce teve aumento de 14,9% contra 3,5% do e-commerce como um todo. Fonte: Webshoppers 2017 | eBit http://iabbrasil.net/assets/upload/boas_praticas/1504724124.pdf?

Para quem ainda tem dúvidas se deve investir em publicidade móvel, deixo aqui o vídeo do show do Bon Jovi de sábado à noite (23/09) no Allianz Arena. Só para constar: o melhor show que eu já vi por lá e olha que a minha lista é grande.

Bora pro mobile!!! Até a semana que vem.

Let’s Rock!

Maris

 

Por que tem texto em vermelho? http://www.cadaris.com.br/maris-harada-quem-sou-eu-o-que-eu-falo-e-pra-quem/

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