#Blog

navegue pelos jobs, tags ou busque aqui o que procura ;)

O que é brainstorming? A gente te explica!
Por Agência Cadaris
12/07/2017

Você até pode não concordar, mas lhe convidamos a experimentar. E depois, se não gostar, pedimos que tente outras vezes. Aposto que você vai ceder. O brainstorming faz uma baita diferença.

Mas o que é brainstorming?

O conceito significa literalmente ‘tempestade de ideias’. O brainstorming é uma técnica de dinâmica em grupo que dá oportunidade a todos os participantes para que eles deem ideias sobre um determinado assunto – ou no caso de uma agência, ideias sobre um job. Não é algo novo quando o assunto é comunicação ou publicidade, mas nós o consideramos como um assunto contemporâneo, super atual.

No começo, usava-se muito a seguinte estratégia: os integrantes do grupo recebiam uma prévia do tema e quando se encontravam lançavam ideias de todo tipo sobre esse tema. Era algo bem aberto. Com tanta ideia, seria possível achar alguma boa, a ser usada, melhorada e trabalhada finalmente.

Atualmente, contudo, há algumas diferenças. A ideia é que a pessoa já se prepare antes, pelo menos um pouco, para levar ideias mais encorpadas para o encontro.

E brainstorming funciona?

Bom, seja qual for o estilo, o brainstorming funciona. Nós dizemos sim! Aliás, o brainstorming rende muito mais quando é feito pessoalmente, todo mundo junto, olho no olho, sabe?

Quando é pessoalmente (a chamada “interação face a face” do Thompson), a gente sente o movimento das pessoas, as expressões, os trejeitos. Tudo isso é importante. É o que mede a vibração, a temperatura, a verve da reunião. Quanto mais ‘quente’ for, de lá sai mais criatividade, mais rock.

Outro dia aqui na Cadaris, a gente tinha de criar alguns posts para a fanpage de um cliente. A galera de produção (arte e redação) iniciou por e-mail. E acabamos, nesta tarefa, finalizando o material meio que dessa forma. Resultado: fomos vetados internamente. Ou seja, era preciso melhorar.

Por isso, acabamos fazendo a lição de casa novamente, da forma rock. Reunimos novamente o pessoal, puxamos cadeiras e debatemos as ideias de novo. Fizemos, de fato, o brainstorming direito e refizemos as peças. Com isso, passamos de ano na hora de apresentar ao atendimento, e o cliente amou.

E onde aplicar?

O brainstorming pode ser aplicado em qualquer lugar ou situação: no grupo de estudantes que debate o futuro do seu trabalho escolar, no encontro de empreendedores que pensam em um novo negócio, no grupo que discute a reforma da igreja ou da quadra do clube, na reunião da empresa ou aqui na agência de publicidade onde trabalho.

Veja também:

veja mais

Contato Rápido!

Fechar