#Blog

navegue pelos jobs, tags ou busque aqui o que procura ;)

O que é lead? No marketing ou no jornalismo, você sabe?
Por Agência Cadaris
07/07/2017

O que é lead? Se você é da área de comunicação, com certeza já ouviu essa palavra várias vezes, mas você sabia que ela faz parte tanto do vocabulário do jornalismo quanto do marketing?

Lead é uma palavra inglesa que tem vários significados. Entre eles, como verbo, significa ‘guiar’ ou ’conduzir’, e é exatamente o que ele faz, tanto no jornalismo quanto no marketing.

Se todo projeto bom começa com um bom briefing, podemos dizer também que quase todo texto e quase todo relacionamento (com clientes ou consumidores) começa com um bom lead!

O que é lead no jornalismo?

Em jornalismo, o lead é o primeiro parágrafo da matéria, que tem uma espécie de resumo da história ou notícia. Ele ‘guia’ a leitura e responde a perguntas essenciais: Quem? O quê? Como? Quando? Onde? Por quê? (quase uma análise 5WH2 – outro termo popular do marketing).

Quem o escreve deve incluir a informação principal, incluindo dados que respondam a essas perguntas, ou pelo menos parte delas, sobre o fato apresentado.

Se liga na estrutura de uma notícia:

o que é lead no jornalismo

O que é um lead no jornalismo: A estrutura da notícia.

O que é lead no marketing?

Já em marketing, lead é o resumo de informações referente ao cliente. Ele deve reunir o essencial sobre a pessoa ou a empresa com quem se está criando o relacionamento, como nome, cargo, telefones e email, ramo de atividade, endereço, horário para contato, principal interesse ou necessidade, etc. O lead guia o relacionamento com clientes e, sobretudo, o primeiro contato.

Depois, o lead se transforma em prospect – ou contato potencial, ou lead qualificado. É aquele cara com quem você ainda não está familiarizado, mas pode se aproximar até ‘convertê-lo em conta’, ou seja, num cliente efetivamente com relacionamento mais próximo.

Olha o funil de conversão de um lead em marketing:

o que é lead no marketing

Marketing – Funil de conversão de um lead

 

Veja também:

veja mais

Contato Rápido!

Fechar