compartilhe:
(Rodrigo Rezende)
Referências são essenciais para trabalho de publicitário, mas nem sempre é preciso buscá-las. Às vezes, elas chegam pra gente sem querer. No final de semana passado, sem ter planejado, assisti ao documentário Bits of Baco na TV e decidi incluir o que aprendi aqui no meu texto de estreia no novo site-blog da Cadaris.
Mas o que esse documentário tem de relevante? Tudo.
Esse Baco (pronuncia-se ‘bêicol’ ou algo assim) eu não conhecia. Pra quem também nunca ouviu falar disso, lá vai a explicação: Baco foi algo criado por cinco adolescentes de Minnesota (EUA) que no final dos anos 80 e nos anos 90 criaram um estilo de vida para andar de bike (BMX) e se divertiram muito fazendo vídeos, capturando centenas de horas das coisas que faziam – meio malucas e ao mesmo tempo extraordinárias.
Influenciadores sim
Antes mesmo da internet aparecer no planeta, esses garotos criaram técnicas novas de filmagem e edição, tudo em fitas (VHS) e inspiraram muita gente, principalmente do mundo da bike. Fizeram maior sucesso, no vídeo e nas ruas e pistas. Tudo registrado nos filmes chamados Bacovision, entre outros, e agora neste documentário.
Agora não, pois o doc é de 2014; mas está super novo, vai…
Bits of Baco
O filme trata principalmente de amizade e diversão, mas evidencia inúmeros pontos interessantes que esses caras fizeram. Coloca na mesa, para interpretação e, quem sabe debate, temas como: criatividade, publicidade, estratégia de marketing, disrupção. Além de música boa.
Acesse o site para saber mais. Você também pode assistir o doc clicando aqui ou dar uma raespiada no trailer abaixo (estão em inglês, mas dá para sacar):
Quer saber o que significa Baco? Assista o doc, a resposta vem antes dos 6 minutos. Vale a pena.
Veja também:
veja mais